Home ARTIGOS Paleo / Primal / Ancestral QUIZ Paleo – Hidratos de Carbono… Anjos ou Demónios?

QUIZ Paleo – Hidratos de Carbono… Anjos ou Demónios?

0

3ª edição da “saga” dos Quiz Paleo / Primal / Ancestral… 😀

Esperemos que estes questionários constituam uma forma diferente de solidificar ou aprofundar conhecimentos. Que o resultado seja apenas mais um caminho para explorar outros conhecimentos, despertar curiosidades e estimular a vontade de aprender mais…

Desta vez vamos abordar sobretudo alguns conhecimentos base à volta de um dos mais “mal amados” macro-nutrientes, os hidratos de carbono!

Como certamente é do conhecimento comum (entre os “Paleos”), os hidratos de carbono não são, em todas as suas formas, inimigos da boa saúde. Desde que a nossa dieta não seja baseada numa elevada percentagem dos mesmos (a pirâmide alimentar recomenda cerca de 60%, privilegiando muito os cereais, o que é absurdo numa perspectiva de boa saúde), a ingestão de “bons” hidratos de carbono não é necessáriamente nociva.

Os hidratos de carbono nocivos para a nossa saúde serão naturalmente os processados, presentes em alimentos industrializados e não os hidratos de carbono no seu estado natural. À excepção de pessoas num estado de obesidade, diabéticas, com especial sensibilidade aos hidratos, ou com alguma patologia específica, a ingestão dos hidratos de carbono no seu estado natural, acompanhados pela fibra sempre presente nesses alimentos (e que pela sua acção na digestão e metabolismo de hidratos agem um pouco como o seu natural antídoto), não traz, por norma, efeitos adversos à saúde. A ingestão de fruta e vegetais, nessa perspectiva e para essas pessoas, não tem de ser necessariamente moderada.

Este tema obviamente não se esgota neste questionário e teremos oportunidade de o abordar em vários outros, mesmo que não com especial destaque…

Sem mais… deixo-vos mais um questionário, espero que gostem e que partilhem com quem achem que dele beneficie.. 🙂

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Exit mobile version