Quiz Paleo

3ª edição da “saga” dos Quiz Paleo / Primal / Ancestral… 😀

Esperemos que estes questionários constituam uma forma diferente de solidificar ou aprofundar conhecimentos. Que o resultado seja apenas mais um caminho para explorar outros conhecimentos, despertar curiosidades e estimular a vontade de aprender mais…

Desta vez vamos abordar sobretudo alguns conhecimentos base à volta de um dos mais “mal amados” macro-nutrientes, os hidratos de carbono!

Como certamente é do conhecimento comum (entre os “Paleos”), os hidratos de carbono não são, em todas as suas formas, inimigos da boa saúde. Desde que a nossa dieta não seja baseada numa elevada percentagem dos mesmos (a pirâmide alimentar recomenda cerca de 60%, privilegiando muito os cereais, o que é absurdo numa perspectiva de boa saúde), a ingestão de “bons” hidratos de carbono não é necessáriamente nociva.

Os hidratos de carbono nocivos para a nossa saúde serão naturalmente os processados, presentes em alimentos industrializados e não os hidratos de carbono no seu estado natural. À excepção de pessoas num estado de obesidade, diabéticas, com especial sensibilidade aos hidratos, ou com alguma patologia específica, a ingestão dos hidratos de carbono no seu estado natural, acompanhados pela fibra sempre presente nesses alimentos (e que pela sua acção na digestão e metabolismo de hidratos agem um pouco como o seu natural antídoto), não traz, por norma, efeitos adversos à saúde. A ingestão de fruta e vegetais, nessa perspectiva e para essas pessoas, não tem de ser necessariamente moderada.

Este tema obviamente não se esgota neste questionário e teremos oportunidade de o abordar em vários outros, mesmo que não com especial destaque…

Sem mais… deixo-vos mais um questionário, espero que gostem e que partilhem com quem achem que dele beneficie.. 🙂

#1 Numa estratégia de verdadeiro Jejum insulínico (evitar a produção de insulina por estímulo alimentar) o que NÃO POSSO comer de manhã?

#2 Com especial destaque numa estratégia de emagrecimento, mas também na perspectiva de melhor saúde, recomenda-se ingestão de hidratos:

aqui referi a importância da estratégia de optimização do timing das refeições (sobretudo PA) em relação à combinação da acção da insulina e cortisol. Referi, talvez demasiado superficialmente que o cortisol amplia a acção da insulina e que seria uma das razões pelos quais estimular a insulina cedo, pela manhã, seria especialmente contraproducente (período em que o cortisol existe em maior quantidade). Pela mesma razão, contra o que diz a sabedoria popular, é mais vantajosa a utilização de bons hidratos ao final do dia, quando temos o cortisol muito mais reduzido, e vão igualmente estimular a produção de melatonina / seratonina. Para mais informações sobre o papel destas duas hormonas no processo de emagrecimento, ler aqui:
Print Friendly, PDF & Email

#3 Numa dieta convencional (Não Paleo) a ingestão de frutose provém principalmente de

Açúcar refinado ou vulgo açucar de mesa (sacarose) é composto por 50% glicose e 50% frutose. A frutose é o elemento que lhe dá o gosto doce.

Refrigerantes, sobretudo provenientes dos Estados Unidos, são muito frequentemente adoçados com HFCS (high-fructose corn syrup), um tipo de açucar derivado do refinamento do milho e com maior quantidade de frutose que a sacarose. Trata-se de um adoçante muito popularizado entre os fabricantes de produtos alimentares, sobretudo devido ao seu baixo preço (sobretudo devido aos subsidios à produção de milho).

Print Friendly, PDF & Email

#4 Estratégias de Jejum Intermitente / Prolongado têm como resultado benéficos (assinalar a afirmação FALSA):

#5 Numa estratégia em que pratique Jejum intermitente, o que POSSO ingerir para não interromper o Jejum?

#6 Existem alimentos especialmente úteis para ajudar a melhorar a saúde Intestinal e da nossa macrobiota…Indique o que NÃO “encaixa” nessa afirmação:

#7 Amido resistente é um:

#8 Fécula ou batatas cruas, banana verde ou certos alimentos quando cozinhados e refrigerados, contêm que tipo benéfico de hidrato de carbono?

“O amido glicêmico é degradado a glicose por enzimas no trato digestivo, podendo ser classificado como amido rapidamente (ARD) ou amido lentamente digerível (ALD) no intestino delgado, enquanto que o amido resistente é aquele que resiste à digestão no intestino delgado, mas é fermentado no intestino grosso pela microbiota intestinal”.

 

o amido é muito utilizado na indústria alimentícia para alterar ou controlar diversas características das preparações, como a textura dos alimentos, por exemplo. “É a fonte mais significativa de hidratos de carbono na alimentação humana, representando 80% a 90% de todos os polissacarídeos da dieta. São muito utilizados pela indústria, encontrados em pães, bolos, massas, laticínios, cereais, carnes, bebidas e molhos”

Print Friendly, PDF & Email

#9 Arroz é fundamentalmente amido, sem especial interesse nutricional. Por ser amido estimula significativamente a insulina. Qual dos tipos de arroz tem MENOR efeito insulínico?

A vantagem do Arroz Basmati face aos diversos tipos de arroz é que a sua influência na glicemia (subida dos níveis de açucar no sangue) é menor.

Para saber mais sobre quais os tipos de arroz mais recomendados e os seus benefícios, podem aceder aqui:

Print Friendly, PDF & Email

#10 Carga Glicêmica (GL) avalia a influência dos alimentos na elevação da glicemia (açúcar) no sangue, tendo em conta uma porção “real” do alimento a ingerir (mais preciso que o GI – Indice Glicémico). Qual será o alimento com MAIOR GL?

O GL – Indíce de Carga Glicémica é uma evolução do Indíce Glicémico, sendo melhor indicador da influência dos alimentos na subida dos níveis de açucar no sangue, que o IG – Indice Glicémico.

O GL tem em conta ã quantidade “tipica” de alimento ingerido, uma dose real / porção do mesmo, em vez de uma quantidade fixa (50g) dos hidratos de carbono presentes no alimento (IG). Exemplo disso é medir os efeitos de uma fatia d emelancia ao invés de 1Kg da mesma.

Para saber mais sobre estes dois indcadores podem consultar aqui…

Print Friendly, PDF & Email
Terminar

Resultados

Parabéns !!

Não há dúvida que demonstrou ter conhecimentos já bastante sólidos! mas lembre-se…há sempre lugar para mais conhecimentos…  😉 

Print Friendly, PDF & Email

Bolas!  😥  lamento…

Aparentemente necessita de rever alguma da informação e ler um pouco mais sobre o conceito… Se necessitar ajuda ou recomendações de leituras, não hesite em questionar… 😉

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here