“Não era perda de peso ou apenas uma mudança alimentar…era algo maior. Era como se de um medicamento se tratasse…e levamos a sério os medicamentos!”

Existem algumas pessoas, no panorama nacional do “esforço” de divulgação do estilo de Vida Paleo / Primal, que se destacam, pela sua capacidade de inspirar, motivar e “comunicar a nossa mensagem”. São pessoas que conquistaram a afeição e confiança da comunidade Paleo / Primal e são frequentemente apontadas como referência e exemplo…

NUTRIrevolução convidou algumas dessas pessoas a partilharem connosco um pouco da sua “história” e experiência nestas opções “alternativas” de alimentação e modo de vida…

PERFIS PALEO

Há pessoas que nos cansam… não porque sejam enfadonhas ou aborrecidas, mas porque têm uma energia e uma dinâmica tão extraordinária, que testemunhar parte do seu atarefado dia-a-dia, chega a ser exaustivo!

Outras pessoas inspiram-nos… o seu exemplo, a sua perseverança, a sua capacidade de definir objectivos ambiciosos, focar-se e finalmente perseguir os seus sonhos e objectivos de forma determinada, até verdadeiramente os conquistar, demonstram-nos que “quase tudo” é possível se nos focarmos e acreditarmos! A pessoa que vos “apresento” hoje reúne essas duas características, “cansa-me” e inspira-me. 🙂

Eu pensava que tinha um dia-a-dia atarefado até “espreitar” os dela…:)

Marta Simões – Na Caverna da Marta

A Marta Simões, mais conhecida pela sua página Facebook Na Caverna da Marta, com mais de 30.000 seguidoresBlog – renovado, de “cara lavada” e ainda mais agradável à vista (felizmente ainda não existem sites com cheiro e sabor senão já estaria certamente com mais uns 15Kgs) – Na Caverna da Marta, é:

Chef de cozinha especialista em receitas Paleo, formadora, empresária e Health & Wellness Coach, Instrutora de Nirvana Fitness, praticante assídua de mindfulness e amante de leitura.”


Ainda consegue ser aluna finalista (último semestre, em estágio) em Desporto, Condição Física e Saúde na ESDRM, dá aulas de Nirvana Fitness e outras modalidades no Fitness Factory no Cartaxo e realiza acompanhamentos personalizados em Health & Wellness Coaching, blogger ocasional (arranquei-lhe a promessa de voltar a ser mais assídua e ainda esposa e mãe de três meninas… (sinceramente não sei como arranja tempo para tudo isso)… Ao fim de semana ainda consegue “encaixar” correr Portugal de lés-a-lés a apresentar fantásticos Workshops de temáticas Paleo / Primal. Em 2018 concretizou 65 Workshops e em 2019 já vai bem lançada para ultrapassar esse número!

WORKSHOPS PALEO

A Marta é uma veterana dos Workshops de sensibilização às escolhas saudáveis. Para além de muita experiência e evidentes conhecimentos na área da nutrição e saúde, tem o cuidado de diversificar os seus temas e conteúdos. Nos Workshops de Na Caverna da Marta fala-se e demonstra-se marmitas, pequenos almoços, “Bowls”, culinária temática, e até a estratégias para perder medidas….

De uma simpatia e empatia contagiante e dona de um sentido de humor apurado, é uma extraordinária comunicadora que mantém a sua “audiência” cativa e interessada. Sou um “espectador” exigente e já saí de alguns Workshops desiludido. Não foi o caso com a Marta!

Conforme palavras da própria Marta (que confirmo) ela proporciona a quem a acompanha …deliciosas formas de alterar ou melhorar a sua alimentação.

Haveria muito mais a dizer sobre a Marta e “as suas semanas agitadas” e certamente terei ocasião de a entrevistar em outras áreas que me interessam particularmente como a sua actividade de Health & Wellness Coach, mas ficará para outros momentos… 😉

Eventos Na Caverna da Marta

Aqui fica a Entrevista possível, assumindo que eventuais erros ou lapsos graves serão da minha inteira responsabilidade… 🙂

ENTREVISTA

  • Quando consideras que iniciaste a tua “descoberta” de um estilo de vida e nutrição Paleo / Primal (ou a “tua” forma de descrever o que segues)?

Quando comecei…não é fácil saber o exato momento em que tudo começou…

Antes de iniciar a paleo já estava em processo de mudança alimentar para melhorar a minha qualidade de vida. Talvez tenha percebido que fazia mais sentido este estilo alimentar em Dezembro de 2015. Quando tive mesmo de mudar em prol da minha saúde. Os benefícios que colhi através da mudança alimentar fizeram-me crer que era o caminho. Atualmente tenho a minha Diabetes tipo 2 controlada, e o meu peito estável (tenho uma mutação genética que me coloca em risco de cancro de mama e ovários) e sem sinais e micro-calcificações, o que me ajuda a manter longe da faca!

  • Quais foram as tuas motivações? O que provocou o “click”?

As pessoas movem-se por 2 motivos: ou para ter prazer ou para fugir da dor, e muito mais para fugir da dor. Foi essa a minha motivação, fugir da dor! O medo de vir a ter cancro de mama ou o ter de retirar os peitos para evitar a doença. Não ver as minhas filhas crescerem… perder qualidade de vida e saúde, foram esses os meus motivos, o medo da morte também. Quando percebi que se me alimentasse bem o meu peito estaria limponão tive dúvidas de que tinha acabado de descobrir algo único.

  • Como descreves os primeiros tempos? Foi difícil a “mudança” de opções?

Foi fácil, pois o motivo era forte! Não era perda de peso ou apenas uma mudança alimentar…era algo maior. Era como de se um medicamento se tratasse…e levamos a sério os medicamentos! Era uma cura para mim, e a cada dia percebia, pelos sinais do meu corpo, que estava cada vez mais saudável. Tenho a sorte de ter uma família incrível e amigos que sempre respeitaram as minhas opções.

  • Na Caverna da Marta WorkshopsSentiste que as “tuas pessoas”, quem tinhas à tua volta, familiares, amigos, colegas, foram aliados ou trataram-te como um ET? 😊

Nunca, de forma nenhuma. Muita curiosidade e dúvida, mas nunca me senti ET. Até porque sempre simplifiquei bastante. Carne, peixe, ovos, fruta e legumes são coisas bem normais! Um jantar ou outro em que tive de pedir ementa especial (hoje já não o faço!!! Já me permito sair fora do que acredito!) mas sempre fui bem entendida.

  • Quando tiveste a “certeza” de que estavas no “caminho” certo? E quando as pessoas à tua volta se “renderam” à evidência (se aconteceu…)?

Por aqui o reconhecer à evidência veio com o sucesso da página. Quando viram que o que fazia marcava a diferença. Talvez por eu ter uma personalidade forte (ahahahahah…) ou mau feitio, raramente as pessoas compram esse tipo de guerras comigo. Em especial se for algo que eu “domine” porque já sabem que não descanso enquanto não provar o meu ponto de vista. Tenho inclusive amigos e família que se renderam ao estilo paleo.

  • Tens algum “episódio”, alguma “história” engraçada / diferente / marcante, de que te lembres, relacionada com estas opções de vida?

Tenho! Muitos até! Mas o melhor foi numa hamburgueria conhecida que alega fritar os ovos em azeite!

Fui comprar hambúrgueres num restaurante da cadeia e perguntei (pela milésima vez) se eram mesmo fritos em azeite. A resposta foi um sim confiante e pedi o hambúrguer com salada e sem molho, mas com o ovo. Fui sentar-me a comer mas sabia-me francamente a óleo… Levantei-me e voltei lá. Estavam 2 empregados (suponho que um fosse o gerente) e voltei a perguntar, e mais uma vez um sim confiante: “…sim apenas azeite“.

Respondi: “Ainda bem, sou híper alérgica a óleo de girassol e teria de ir imediatamente para o hospital pois posso cair para o lado a qualquer momento“. Resposta deles, já em pânico: “Está sozinha? Tem alguém que a leve?”. Lá me mostrou a ficha técnica em que diz que tem de fazer mistura de óleo e azeite para fazer os ovos. E assim deixei de comer ovos nesse sítio! Ainda nos rimos muito no fim!

  • Em quase todos que sentiram grandes benefícios nesta mudança de opções, surgiu um desejo altruísta de partilhar com as outras pessoas estes benefícios. Algumas pessoas, como tu, fazem os possíveis por divulgar o “conceito”, por vezes às custas de algum tempo para a família ou lazer… O que te motiva para tal? O que “te move”?

Ajudar! O prazer de fazer a diferença. Nada é mais valioso que um “obrigada“, do que saberes que ajudaste! Já tive clientes que deixaram medicação, que deixaram de ter dores, que emagreceram e até que engravidaram…e saberes que foste tu que ajudaste…é fantástico.  Todos temos uma missão nesta vida, acredito nisso mais do que em qualquer coisa, e a minha é ajudar. Não sei se será com a alimentação, se pelo exercício (minha área profissional), se pelo Coaching…mas sei que seja qual for o meu futuro eu quero mudar vidas! Sou muito feliz a fazer o que faço. E tenho conhecido pessoas maravilhosas, o universo tem-me retribuído tanto aquilo que dou, que quero sempre dar mais. Tenho visitado cidades fantásticas e conhecido lugares onde nunca iria sem ter iniciado este caminho. Nada mesmo nada acontece por acaso.

  • Tens feito um excelente trabalho, quer através da motivação das pessoas, com os teus exemplos, mostrar que é real, que a mudança é possível, quer na divulgação das melhores opções e sugestões de estilo de vida activo e saudável (no teu caso personalizando com conselhos sobre nutrição, cozinha, etc…).
    Que novos projectos / planos tens para continuar esse “trabalho” em 2019? O que te motiva a continuar?

Para mim ou para a página? (ahahahahah…) 2019 será “O ANO”!

Caso em 2019, finalmente! Termino a minha licenciatura em 2019. São 2 projetos que me têm levado imenso tempo! Depois deles gostaria finalmente de escrever o livro! É aquele meu desejo, o capricho. Vou relançar o blog, de uma forma mais ativa. Ter mais vagas para acompanhamentos personalizados em coaching motivacional de mudança de estilo de vida, continuar com os workshops. Lançar o canal do youtube com vídeos de receitas e transmissões em direto da nossa cozinha! Quem sabe lançar o meu programa de exercício e alimentação, com serviço de Personal Trainer, planificação de refeições e aulas de culinária e abrir um restaurante! E o mais importante…continuar a minha viagem interior, continuar a trabalhar a minha mente para ser cada dia mais eu. Fazer um retiro em Marrocos, o último pedido para este ano. Apenas isto! 🙂

Muitos Parabéns pelo teu excelente trabalho Eduardo! Muito obrigada pelo convite, é um prazer fazer parte deste teu projeto!

 

Para melhor conhecerem a Marta, podem acompanhar as actividades de Na Caverna da Marta, a sua página Facebook, o seu site e esperemos que em breve chegue o anunciado canal do YouTube

VER A MARTA NA SIC MULHER:

PERFIS ANTERIORES:

A não perder os anteriores Perfis (disponíveis nos links abaixo), para ficar a conhecer um pouco melhor gente tão inspiradora…

Suzana Cardoso –  Sejam saudáveis, sejam felizes
Liliana Bento – Ser Feliz, Ser Paleo
Joana Franco e Abreu – 3 para as 2
Márcia Patrício – Os Temperos da Argas | Paleo
Evans AC – Doceira Diabólica ou Musa Inspiradora?!

Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here