Para quem tem tempo, interesse e vontade de aprender mais… deixo aqui, por autor, apenas “algumas” das leituras que recomendo vivamente, “para começar”. Alguns já li, outros estão em fila de espera para ler e outros pretendo ler assim que puder, para complementar informação, para “absorver” diferentes ângulos e análises da ciência, etc…

São todos excelentes e posteriormente irei acrescentar ainda alguns, que inclusive já estão na minha prateleira, mas que seria fastidioso acrescentar agora.

Em breve vou adicionar mais descrições, comentários, etc…

Já vos disse que adoro estudar e saber mais sobre este Tema? Impressionante o muito que achávamos saber e triste a imensidão do erro em que laborámos por décadas…

Muitas destas obras estão traduzidas e disponíveis em português. As minhas desculpas se vos “aponto” a obra em inglês, mas é como eu prefiro e até sai bem mais barata… 😉 

 

MARK SISSON O mentor da Primal Blueprint, vertente menos restritiva da Dieta Paleo original, proposta pelo Dr. Loren Cordain. Primal Blueprint foi o primeiro livro relacionado com nutrição ancestral, vertente Paleo que li e a sua linguagem acessível, mas fundamentada em factos científicos, ajudou a roespicaçar curiosidade e interesse. Mais tarde, meses depois, muito mais artigos, blog posts e podcasts depois, o interesse na vertente Keto, sobretudo do ponto de vista do “pai” da Primal, como optimização da Paleo, fez-me adquirir The Keto Reset Diet (encomendei do The Book Depository que recomendo como uma das melhores livrarias online, com grandes descontos e frequentemente com entrega grátis).

 

GARY TAUBES é um Jornalista de Investigação científica, colaborador de várias ilustres publicaçóes científicas como a Science.  Estudou física aplicada em Harvard, engenharia aeroespacial em Stanford e é jornalista pela Universidade de Columbia. Recebeu três vezes o prêmio Science in Society Journalism Award da National Association of Science Writers, sendo o único jornalista de mídia impressa a obter tal reconhecimento. É investigador pela fundação Robert Wood Johnson em Pesquisas sobre Políticas de Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Califórnia e autor de Good Calories, Bad Calories (2007), entre outros. 

O livro Good Calories, Bad Calories, foi a “pedra no charco” que veio agitar as águas da sabedoria nutricional convencional. A sua obra “ataca”o dogma estabelecido de que a “solução” para a obesidade passava por dietas de restriçáo calórica, sem distinção entre os diferentes macronutrientes que contribuem para a soma de calorias diárias. Good Calories, Bad Calories apoia largamente as suas conclusões em inúmeros estudos sérios e credíveis e dessa forma contribuiu enormemente para iniciar a mudança de mentalidades, ganhando muitos adeptos, inclusivé entre a comunidade médica. A obra Why we get fat é de certa forma um “resumo” revisto de Good Calories, Bad Calories.

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre dieta e obesidade…

“A crítica de Taubes é tão pertinente e estrondosa que ler seu livro mudará a forma como você olha para as calorias, para a pirâmide alimentar e sua dieta diária.”
Men’s Journal
“Este homem corajoso, capaz de mudar um paradigma, usa o raciocínio lógico e fontes primárias para abalar o mantra nutricional dos últimos oitenta anos.”
Choice

 

ROBB WOLF é um dos mais influentes autores do “universo Paleo”. Autor bestseller do New York Times e do Wall Street Journal, escreveu os aclamados livros The Paleo Solution e Programados para Comer (Wired to eat).
Com uma carreira em investigação bioquímica, hoje é considerado um dos principais especialistas mundiais em nutrição.
Wolf transformou a vida de centenas de milhares de pessoas em todo o mundo através do seu conhecido podcast: The Paleo Solution Podcast, (um dos que ouço “religiosamente”) dos seus livros e seminários.
Já foi editor do Journal of Nutrition and Metabolism e do Journal of Evolutionary Health e é consultor no Programa de Resiliência do Comando Naval de Operações Especiais da Marinha dos Estados Unidos.
Tem realizado seminários sobre nutrição, força e preparação física para várias entidades, incluindo a NASA, a Canadian Light Infantry, a Naval Special Warfare, o Corpo de Marines dos Estados Unidos, o Twitter / Square e a Microsoft.
Wolf é um ex-campeão de Powerlifting do Estado da Califórnia e kickboxer amador, e treina atletas de alta competição nos mais variados desportos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O livro Wired to Eat é um dos que está na minha lista prioritária de leituras. Aquilo que já li e ouvi sobre ele espicaça-me enormemente a curiosidade! 😉 

 

NINA TEICHOLZ  é jornalista de investigação científica (tal como Gary Taubes) e autora. O seu best-seller internacional, The Big Fat Surprise, desafiou a sabedoria convencional sobre gordura dietética – especialmente gordura saturada – e tem posto em causa o cerne das actuais políticaa de nutrição.

O editor executivo de “The Lancet” um dos mais conceituados Jornais de literatura médica, escreveu: “…este é um livro inquietante sobre incompetência científica, ambição evangélica e implacável silenciamento de divergências que moldaram as nossas vidas por décadas … pesquisadores, médicos e conselheiros de políticas de saúde, devem ler este livro provocativo…” Uma revisão no American Journal of Clinical Nutrition disse: “Este livro deve ser lido por todos os cientistas … [e] todos os profissionais de ciências nutricionais”. No BMJ (British Medical Journal), o ex-editor da revista escreveu: “Teicholz fez um trabalho notável ao analisar [a] ciência fraca, personalidades fortes, interesses adquiridos e conveniência política da ciência da nutrição.

The Big Fat Surprise : Why Butter, Meat, and Cheese Belong in a Healthy DietGordura sem medo

Curiosamente Nina Teicholz foi vegetariana cerca de 25 anos…

The Big Fat Surprise foi nomeadao em 2014  * Best Book * pelo “The Economist”, pelo “Wall Street Journal”, pela “Forbes”, pela “Mother Jones” e pelo “Library Journal”.

Os textos de Teicholz também foram publicados no The BMJ, no The New York Times, no The Wall Street Journal, no The Atlantic, no The Independent e no The New Yorker, entre outros. Além disso, Teicholz é diretora executiva da The Nutrition Coalition, um grupo sem fins lucrativos que promove políticas nutricionais baseadas em evidências. Ela testemunhou perante o Senado canadense e o Departamento de Agricultura dos EUA sobre a necessidade de reforma das directrizes alimentares.

 

É o livro que estou actualmente a ler e estou positivamente fascinado!

 

 

CHRIS KRESSER  é um autor best-seller do New York Times, de livros como The Paleo Cure. É uma das vozes mais conhecidas do movimento Paleo, e acima de tudo pela sua pesquisa em profundidade, expondo mitos e equívocos na medicina moderna e fornecendo soluções de saúde naturais com resultados comprovados. Chris foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes em saúde e fitness pelo site Greatist.com (um dos mais importantes sites de saúde, fitness e nutrição do mundo), e o seu blog é um dos sites de saúde natural mais reconhecidos do mundo. Recentemente, lançou o Kresser Institute, uma organização dedicada a reinventar a saúde e reverter doenças crónicas, treinando profissionais de saúde em medicina funcional e em aplicação de dieta e estilo de vida ancestrais.

O seu último livro, Unconventional Medicine, promete revolucionar o futuro da prática da medicina e estou ansioso por começar a ler…

Faço questão de regularmente acompanhar o seu Podcast Revolution Health Radio.

Espero poder num futuro próximo, frequentar o seu programa ADAPT Health Coach Training Program...

 

Your Personal Paleo Diet : Feel and look great by eating the foods that are ideal for your bodyThe Paleo Cure : Eat Right for Your Genes, Body Type and Personal Health Needs

Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here