Admissíveis na Paleo? Ou serão o monstro de olhos verdes, escondido no armário pra nos dar uma trinca?!

Esperem… Acho que esse é o ciúme…passo a vida a confundi-los… 🤔

Ainda pensei em iniciar este post com justificações ancestrais e Paleolíticas irrefutáveis, como pinturas rupestres de homo sapiens sentados em roda a descascar ervilhas, ou a empanturrarem-se com travessas de feijão verde, no McDonald’s lá do Bairro…

…mas vocês já me conhecem e sabem que tenho a mania de vos “impor” factos científicos e fisiológicos, capazes de pôr qualquer mamute a dormir, logo…temos pena!! 😉😀

Se no geral é consensual a recomendação de consumir leguminosas com moderação e após a devida preparação (germinar / demolhar por 12 a 16h e cozinhar pelo menos 15 minutos), também é verdade que nem todas as leguminosas são iguais.

As leguminosas associadas com um maior nível de anti nutrientes, como fitatos, lectinas e o resto do “gang”, são as leguminosas secas, tais como os diversos tipos de feijão, grão, etc… as variedades de vagens frescas, como o feijão verde e ervilhas têm níveis muito reduzidos desses anti-nutrientes, sendo ainda que os fitatos no feijão verde, por exemplo, são “dramaticamente reduzidos” com o processo de cozedura…são ainda muito ricos em nutrientes, sendo estes, ao contrário da maioria das leguminosas, muito mais bio disponíveis e efectivamente absorvidos.

Obviamente que com o feijão verde, ervilhas, temos de ter a mesma sensibilidade que com qualquer outro alimento. Cada pessoa é uma pessoa e temos diferentes sensibilidades digestivas. Tanto podemos ter reações intestinais adversas com feijão verde, carne de porco, lentilhas, peixe cozido ou ração pra animais (sou particularmente sensível à marca Friskies) 😉😁

Em resumo, tenham sobretudo receio de coisas verdes como Godzilla, membros da Juve Leo e ruivas de olhos verdes

PS: Ainda pensei alongar-me um pouco sobre reações enzimáticas e processo digestivo, mas os restantes elementos da moderação  do meu Grupo Facebook ameaçaram-me que só o admitiriam, se o gravasse em vídeo, vestido de Carmen Miranda e só com frutas Low Carb à cabeça… 🙁

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E o que diz Mark Sisson?

Ainda o mentor do Paleo Primal Blueprint, Mark Sisson sobre o assunto feijão verde & ervilhas

E um texto mais detalhado, ainda que em inglês:

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Are Green Beans Paleo?

Green Beans are high in nutrients
Green Beans have Almost No Phytates
Green Beans are low in Lectins and Prolamins.
Green Beans have few Galactan

Green Beans are high in nutrients. Across the board, green beans are high in a lot of vitamins and minerals. From vitamin C to K to Folate to Manganese, green beans are quite nutritious.

Green Beans have Almost No Phytates. Most beans are high in phytates, which means that the vitamins and minerals in those aren’t readily absorbed by humans.
This is not the case for green beans. Phytate levels in green beans are very low, so you can absorb almost all of the vitamins and minerals in green beans. And as Mark Sisson has noted, when you cook green beans, the phytate levels drop dramatically. +1 for green beans. (In fact, you don’t really need to concern yourself too much with phytates – they won’t harm you or drain your body of nutrients already in your body.)

Green Beans are low in Lectins and Prolamins. Lectins and Prolamins are two classes of proteins that can potentially cause or exacerbate a variety of digestive and gut issues. I’ve written before that lectins are something you don’t generally need to be concerned about, but they should be given some consideration. Lectins and Prolamins are normally found in foods/plants such as grains and legumes. Luckily, green beans are low in both and will therefore cause you less digestive distress. In addition, the lectins found in green beans are pretty non-toxic and break down well when heated.
Green Beans have few Galactans. If you experience digestive problems (gas, bloating, etc.) when you eat a lot of foods, then you may have an issue with FODMAPs (a completely separate post). Galactans are one form of FODMAP that are usually found in beans and legumes, which means that those are foods you should avoid if you have digestive issues. Green beans, however, have almost no Galactans, and are generally safe to eat, even if you can’t eat FODMAPs.

As true as everything I’ve written above is, there’s one more important point. A few people do experience digestive issues when eating green beans.

This is not the case for most people, but if you don’t feel good when you eat green beans, then definitely don’t eat them! Nothing makes more of a difference than how you feel.

Are Green Beans Paleo? YES!

 

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