…ou da borboleta monarca no processo de fermentação de Kefir…

…ou da dialética Socrática no universo Disney

 

Resolvi introduzir um assunto polémico (nem gosto nada desses…😉) Sendo que hesitei muito (quase 3 segundos) 😉 em se devia ou não fazer um artigo sobre este assunto.

Há assuntos que simplesmente despertam em muita gente o “cientista / investigador” que todos pensam ser um pouco… Ou em que todos pensam ter conhecimento da “verdade” seja prática ou científica. O colesterol é um deles, o exercício físico como factor para emagrecimento (com ou sem jejum), sem dúvida é outro…a supremacia indiscutível e inquestionável do SLB é outra… 😉

“Atletas ou treinadores”, sejam os reais ou os “de bancada”, são veementes defensores de uma corrente baseada no que consideram ser assente em longas práticas e base científica, mas que assenta numa premissa errada, a de que o exercício físico é fundamental para o emagrecimento. Estudos clínicos (sim, não são estudos observacionais de estatística ou questionários sobre a alimentação no último ano – pessoalmente tenho dificuldade em lembrar o que comi ontem…😉 ) comprovam que exercício físico não tem significativa influência directa no combate à obesidade.

Quando integrado num processo de promoção de estilo de vida saudável, com o objectivo de melhorar a composição corporal, melhoria do tônus muscular, em fase de manutenção, aumentar HDL, etc…) existem variadíssimas excelentes razões para a prática desportiva, mas como PRINCIPAL recurso para combate à obesidade, simplesmente não resulta, por mais que a indústria do fitness queira promover o contrário.

Foram feitos inclusive estudos com gémeos verdadeiros, para afastar as influências genéticas (a mesma dieta, um gémeo praticamente sedentário e outro com programa de exercício físico, não me recordo a intensidade e não foram encontrados resultados significativos para perda de peso).

Os casos de sucesso com pessoas que vão para um ginásio para emagrecer, prende-se com o facto de que tipicamente “embarcam” em várias melhorias no estilo de vida, hábitos no geral mais saudável, principalmente adoptando uma dieta mais saudável (seja Paleo Low Carb, ou outra que reduza hidratos). O principal factor de sucesso é a mudança na dieta e não simplesmente o exercício físico.

Em grupos de nutrição Paleo / Ancestral / Low Carb temos imensos casos de sucesso em reverter avançados estados de obesidade, com zero prática de exercício físico (para além de ocasionais caminhadas).
Para que saibam, quem vos “fala” é um antigo “maluquinho do ginasio”. Dos que até há pouco ainda frequentava por gosto, porque o desporto faz parte do meu estilo de vida, mas não com falsas ideias…

Quanto ao jejum, catabolismo, queima de massa muscular, nem me vou alongar muito, nem provocar os “cientistas”, personal trainers ou sabichões (a menos que peçam muito 😉😁) mas pesquisem imensos casos de “BodyBuilders” de competição, com excelentes resultados, que seguem dieta cetogénica (entre 20 a 50g de hidratos diários), com períodos de jejum e que treinam nesses períodos….e se há malta que se preocupa com catabolismo e manutenção da massa muscular, são esses… Existem ainda casos de Ultra-maratonistas que correm após jejum de 48h, para optimizar a utilização de gordura como fonte de energia, permanentemente disponível e inesgotável durante a prova (ao contrário de pré ingestão de hidratos ou “carb-loading“)…pesquisem vocês mesmos, se têm curiosidade, vale bem a pena…

Para quem realmente necessita perder peso, e tem como objectivo / prioridade o “emagrecer rápido” frequentemente associam o exercício como fundamental para esse processo. Nessa visão encaram o exercício e o ginásio como alternativa à melhor dieta para emagrecer. Frequentemente encaram as horas de ginásio como a “desculpa” para depois poderem cometer o “pecadilho” dos açucares, que até são “consumidos” no ginásio, se não mesmo necessários para obter nergia para treinar… e definitivamente não resulta, como estratégia eficiente e duradoura.

 

Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here