Home ARTIGOS COVID-19 – Fazer Paleo / Primal tem benefícios?

COVID-19 – Fazer Paleo / Primal tem benefícios?

0
Covid-19 & Paleo / Primal

Sei que já estamos todos um pouco fartos de ouvir falar em COVID-19 (apesar de que actualmente parece que acalmou um pouco, e a “febre” COVID-19 já não domina 95% dos noticiários…).

Já passou tempo suficiente para sabermos um pouco mais sobre o vírus SARS-CoV-2 e a doença que a infecção deste provoca (COVID-19) e de certa forma acalmar os histerismos e desinformação.
Penso até que terão inclusive reduzido os fenómenos extremos como o “negacionismo radical” versus o paranóico que desinfecta e põe 14 dias de quarentena as compras de supermercado… no meio disto tudo a minha mulher é que ficou contente pois os sapatos são descalçados à porta e tenho de lavar as mãos pelo menos 12x por dia… 🙂

Tentativas de humor à parte, a COVID-19 tem feito muitas vítimas, sobretudo entre pessoas com doenças pré-existentes, destacando-se as do foro respiratório e genericamente todas aquelas que implicam um sistema imunitário comprometido / enfraquecido.

Segundo o SNS | Serviço Nacional de Saúde os grupos de risco são as pessoas com:

  • Idade Avançada (65 anos ou mais)
  • Doenças crónicas como:
    • doença cardíaca
    • doença pulmonar
    • doença oncológica
    • hipertensão arterial
    • diabetes
    • entre outras…
  • Sistema imunitário comprometido como doentes:
    • em tratamento para doenças auto-imumes (artrite reumatóide, lúpus, esclerose múltipla ou algumas doenças inflamatórias do intestino)
    • infetados com o vírus da imunodeficiência humana
    • transplantados

Também a obesidade tem sido associada a estados mais graves da infecção por COVID-19 (da mesma forma que está frequentemente associada a diabetes tipo 2 e outras complicações…).

Logo à partida, numa análise muito superficial, torna-se evidente que a manutenção de uma alimentação de estilo ancestral / Paleo / Primal, baseada em alimentos frescos, no seu estado mais natural possível, nutricionalmente densos e acentuadamente anti-inflamatórios, apresenta amplos benefícios no sentido da prevenção ou da “resistência” ao COVID-19.

Covid-19 & Paleo / Primal

3 grandes benefícios da Paleo / Primal em contexto COVID-19

Podemos facilmente apontar 3 grandes benefícios óbvios à adopção / manutenção de uma Dieta Paleo Primal, em contexto COVID-19, que certamente irão reconhecer e concordar comigo. São eles os seguintes:

A Dieta Paleo / Primal é anti-inflamatória.
A remoção de grãos (sobretudo os que contém glúten), açucares (sobretudo os processados), óleos vegetais refinados e hidrogenados, alimentos industrializados no geral e a adopção de alimentos “verdadeiros”, promove um maior equilíbrio e redução do estado inflamatório (para mais alguma informação pode consultar este artigo);

Fortalece o sistema imunitário.
Para além de anti-inflamatória, a adopção desse tipo de alimentos tem um efeito benéfico no reforço do sistema imunitário (pode ser ampliada pela introdução específica de alguns alimentos, que refiro abaixo).

Promove um emagrecimento saudável.
Mesmo que não optem por uma abordagem Low Carb (com uma redução mais acentuada no consumo de hidratos de carbono), a adopção de alimentos “verdadeiros”, e o retirar dos alimentos indicados acima, promove uma maior sensação de saciedade entre refeições e uma redução de peso saudável;

Poderia apontar variadíssimos outros benefícios para a saúde no geral, mas tornaria estes artigo demasiado extenso e estaria a afastar-me do actual objectivo: Uma simples e directa associação entre este tipo de dietas e benefícios face ao actual contexto de pandemia.

Medidas para reforçar / apoiar o seu sistema imunológico

Algumas destas medidas / opções podem ajudar-vos a manter a saúde e, juntamente com cuidados acrescidos de higiene e um estilo de vida saudável (alimentação + sono+ exercício físico), prevenir ou minimizar a infecção por COVID-19.

Alguns alimentos funcionais que podem ajudar a apoiar o sistema imunológico incluem:

  • ALHO – tem efeitos anti-microbianos e pode melhorar a função imunológica;
  • GENGIBRE – tem propriedades antivirais;
  • CURCUMA – (ou, mais precisamente, a curcumina que esta contém), ajuda a regular o sistema imunológico e é um excelente anti-inflamatório;
  • CALDO DE OSSOS – benéfico para o sistema imunológico (e saúde em geral), pode ajudar a reduzir os danos aos pulmões e outros tecidos;
  • ALIMENTOS FERMENTADOS – exemplos como o Chucrute, Pickles (caseiros), Kefir, Kombucha, Kimchi, Missô e Tempeh, constituem importantes probióticos, importantes para a saúde intestinal e podem ajudar a reduzir as infecções respiratórias;
Alimentos Anti-inflamatórios

Em traços gerais, o melhor “boost” que podemos dar ao sistema imunológico é manter um estilo de vida saudável. Isso no fundo significa garantir que:

  • Seguimos uma dieta rica em nutrientes;
  • Dormimos bem. Um sono repousante / reparador todas as noites;
  • Praticamos atividade física regular (caminhar, subir e descer escadas, praticar desporto..).

Se já seguem um estilo de vida de orientação ancestral / Paleo / Primal, é importante continuar nesse caminho e cada vez mais fortalecer a sua convicção de que é, sem dúvida, a opção certa.
À medida que pandemia provoca incertezas, alterações e limitações às nossas rotinas, podemos usar os nossos “hábitos saudáveis”, as nossas “rotinas Paleo / Primal” como uma fonte de força, resiliência, convicção e positividade, mesmo confrontados com circunstâncias incertas.

Terminava frisando que à medida que sabemos mais sobre esta doença, percebemos que o factor idade, só por si, não é de todo um factor de risco. Um individuo acima dos 65 / 70 anos, sem comorbidades, sem doenças / condições pré-existentes e sem excesso de peso, tem um factor de risco substancialmente menor do que um jovem obeso e/ou com diabetes tipo 2 (ou outras das doenças acima descritas).
Há coisas que não conseguimos de todo controlar / evitar. Podemos reduzir a exposição ao vírus (vacinação, uso de máscara na proximidade com outros, praticar o distanciamento físico / social) mas nenhuma dessas medidas garante uma protecção a 100%. A manutenção de um estilo de vida Paleo / Primal está ao nosso alcance e pode ser mais uma importante “arma” no “arsenal” de combate à Pandemia. Vamos vencer esta batalha!

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Exit mobile version