…ou os benefícios de envolver outras pessoas no NOSSO processo de mudança…

Constatei pela experiência que nem sempre CONHECIMENTO só por si É PODER… 😉 😁

Em se tratando de mudanças de opções nutricionais, alterações de estilo de vida, cortar com hábitos e opções de toda uma vida… não basta saber, não basta ter o conhecimento do que realmente nos faz bem, quais as mudanças a implementar pela nossa saúde ou pelas estratégias de emagrecimento, quando esse é um dos objectivos…Hoje em dia a informação existe, é acessível e bastante disponível…

Se a disponibilidade de informação fosse determinante, o Dr. Google teria a agenda cheia, constantemente a dar consultas… 😉 😁

Quero com isto dizer que frequentemente nem sempre basta saber o que nos faz bem, qual deveria ser o caminho a seguir… Na vida temos várias opções, vários caminhos e variadíssimas influências… nem sempre o que nos rodeia constitui a motivação, o incentivo que precisamos. Frequentemente o trabalho, a pressão familiar, a falta de descanso, de verdadeiros momentos de descontração e lazer, não são o ambiente certo para florescerem e vingarem mudanças fortes e permanentes… já falei disso em artigos anteriores

Para alguns momentos, algumas fases, é necessário mais que conhecimentos. É preciso alguém que nos acompanhe, nos ajude, fazendo as questões certas, fazer-nos pensar e  encontrar dentro de nós próprios as NOSSAS razões, as NOSSAS motivações pessoais e as NOSSAS estratégias para conseguir eficazmente implementar a mudança. Porque na verdade as estratégias de outros não necessariamente funcionam connosco… 😉

Por vezes, ter alguém que funciona não como mais um “expert”, uma “autoridade” (daquelas que vos diz o que devem fazer, vos dá orientações e/ou mais um plano alimentar para seguir e depois, quando não resultar, simplesmente assumem que correu mal porque vocês não seguiram o plano…), mas como alguém que está do vosso lado, vos incentiva, vos  ajuda a estabelecer objectivos, metas, um plano de acção, vos acompanha nas vossas vitórias e nos vossos insucessos, sem críticas, sem reprimendas e acima de tudo vos responsabiliza pelas vossas acções e decisões… será sem dúvida uma estratégia de maior sucesso…

Coaching em saúde

O que é “de uma forma simples e assumidamente a minha visão ainda pouco esclarecida do que é o coaching em bem estar e saúde…

Coaching de Saúde é a prática da educação, orientação e treinamento para promover a saúde e aumentar o bem-estar das pessoas, facilitando que alcancem seus objetivos relacionados à saúde” (Palmer, 2003). 

Ferramentas essenciais de um Coach em saúde…

Ouvir na essência é a capacidade que vai além de escutar o que o outro fala, mas entender e sentir o que ele quer comunicar. Muitas vezes, nós mesmos, não entendemos a infinidade de pensamentos que povoam nossa mente, e ainda mais em uma situação de aflição, como no caso de uma doença.

Notar, reconhecer e criar empatia com aquela pessoa que se coloca sob seus cuidados, inspirando confiança nessa entrega e gerando uma parceria, uma conexão de ambos para um objetivo em comum, a cura e o bem-estar.

Suspender todo e qualquer tipo de julgamento. Ter claro que todos têm o direito de errar, sem serem condenados. Se porventura, o paciente causou ou colaborou para estar doente de alguma forma, o coach /ou profissional de saúde estará preparado para não julgar e ter o mesmo respeito e amor ao aplicar seus cuidados.

Estabelecer uma relação de confiança com o seu paciente.

Essa habilidade traz a visão do todo, ajuda em diagnósticos e na busca da solução mais adequada para aquele paciente, pois cada pessoa é única.

Comprometimento na cocriação de uma estratégia de saúde

Facilitar a mudança de comportamento…

Despertar o novo estado de bem-estar NO paciente deve ser o objetivo de um coach e/ou profissional de saúde. Mas esse processo não está só nas mãos desse profissional, depende muito do comprometimento do paciente com o seu “tratamento”.

Muitos profissionais indicam o que deve ser feito, esperando simplesmente que o paciente cumpra com as suas orientações, mas essa não deve ser uma relação hierárquica (o profissional traço linhas de ações e o paciente simplesmente tem a responsabilidade de as seguir) e sim deverá constituir uma parceria. Quando o profissional de saúde consegue uma “ligação” eficiente com o paciente, ele é capaz de fazer com que o mesmo entenda a necessidade do que deve ser feito e as implicações de não o fazer. Dessa forma, o comprometimento é total, e com certeza os resultados dessa cocriação de saúde serão bem sucedidos.

Coaching em saúde

O Coaching de Saúde, nesse sentido, visa promover a autonomia do paciente/coachee.

O coaching de saúde permite despertar o que falta na maioria das pessoas: visão completa do ser humano, além da compreensão de que a saúde pode ser auto-gerada, e, portanto, a doença pode ser auto-curada.

Isso é o que se considera autonomia, a possibilidade de constituirmos um processo em que as respostas venham à tona naturalmente. Se por um lado é mais cômodo ter um profissional habilitado que nos conduza nesse caminhar, é também muito proveitoso que possamos assumir as rédeas da nossa situação atual e nos comprometermos com nosso estado desejado.

Coaching em Saúde, não é uma forma de diagnosticar doenças ou conceber exames que as identifiquem. Esse conhecimento técnico está vinculado às ciências médicas.

Coaching em saúde

O COACH em saúde e/ou WELLNESS vai assim promover:

  • O auto-conhecimento e auto-cuidado;
  • A definição de objetivos pessoais interligados com a saúde e bem-estar;
  • A criação e estruturação de planos de ação alinhados com os objetivos definidos individualmente;
  • A transformação dos hábitos alimentares e o ajustamento à bio-individualidade de cada um sem restrições;
  • O reforço da autoestima e auto-confiança;
  • A gestão emocional do fracasso;
  • A prática de uma atividade física (não necessariamente a frequência de ginásios);
  • Um incremento na Crença em Si e na capacidade para ultrapassar desafios independentemente da sua magnitude.

 

Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.