Falei deste assunto muito recentemente. Genuinamente acredito que o Coaching em saúde pode ser um extraordinário auxílio para a definição das metas/objectivos e das estratégias adaptadas a cada individuo, para efectivamente “garantir” amplas taxas de sucesso no atingir desses objectivos.

Também é isto que se pretende evitar… 🙂

Recordo o que o Coaching em Saúde / Wellness pretende promover:

  • O auto-conhecimento e auto-cuidado;
  • A definição de objetivos pessoais interligados com a saúde e bem-estar;
  • A criação e estruturação de planos de ação alinhados com os objetivos definidos individualmente;
  • A transformação dos hábitos alimentares e o ajustamento à bio-individualidade de cada um sem restrições;
  • O reforço da autoestima e auto-confiança;
  • A gestão emocional do fracasso;
  • A prática de uma atividade física (não necessariamente a frequência de ginásios);
  • Um incremento na Crença em Si e na capacidade para ultrapassar desafios independentemente da sua magnitude.
coaching

Transcrevo aqui “pedaços” de um texto que entendo importante (e para o qual deixo link para texto integral) da autoria de alguém com muito “saber”, de experiência e de muita formação e que “navega” as àguas da “indústria portuguesa da Saúde e do Bem+Estar… desde 1995”, Floriane Silvestri

…”a maior organização internacional da área – a ICHWC , define o escopo de prática do Wellness Coaching conforme o seguinte:

Os Health & Wellness Coaches trabalham com indivíduos e grupos em processos centrados no cliente, para facilitar e capacitar a desenvolver e atingir metas autodeterminadas relacionadas com saúde e bem-estar. Os Coaches apoiam os clientes na mobilização de forças internas e recursos externos, e no desenvolvimento de estratégias de autogestão para fazer mudanças comportamentais sustentáveis ​​e saudáveis. Embora, por si só, não diagnostiquem condições, não prestem tratamento, nem providenciem intervenções terapêuticas psicológicas, eles podem fornecer orientação especializada em áreas nas quais possuem qualificações reconhecidas (…). Enquanto parceiros e facilitadores, os Health & Wellness Coaches apoiam seus clientes na consecução de mudanças comportamentais com base nos objetivos dos seus clientes, e consistentes com os planos de tratamento, conforme prescrito pelos prestadores de cuidados de saúde profissionais de cada um. (…) (Traduzido ICHWC Health & Wellness Coach Escopo de Prática – 1 de Fevereiro de 2017)

coaching

E o que não faz um Wellness Coach:

  • não prescreve treinos, isso é tarefa do Instrutor de sala de exercício ou do Personal Trainer que nalguns ginásios e health clubs curiosamente também se chama Coach!
  • não prescreve medicação, nem lhe sugere qualquer tipo de alteração ou alternativa ao seu plano de tratamento;
  • não prescreve planos alimentares, nem aconselha nutricionalmente, nem sugere suplementação, nem proíbe de comer isto ou aquilo sob pretexto dos índices glicémicos ou dos aportes calóricos, não apresenta chás, programas alimentares, cápsulas, tupperwares, comprimidos nem batidos;
  • não substitui um médico, nem um terapeuta, nem as análises que tem que fazer regularmente!

O Coaching em saúde é ideal para quem:

  • tem baixa autoeficácia – pessoas que não se sentem capazes de mudar
  • tem fraca iniciativa e próatividade
  • tem presença de 3 ou mais fatores de risco ( sedentarismo, hipertensão, tabagismo, stress, obesidade, diabetes, dislipidemia são só alguns)
  • Presença de 1 fator de risco severo
  • Mais de 30 anos
  • Fumadores
  • Níveis de stress elevados
  • Indivíduos com doença crónica diagnosticada

Podem ler um excelente artigo completo sobre as razões que justificam uma relação de Coaching em Saúde, neste link aqui:

coaching

Floriane Silvestri é uma das formadoras / coordenadoras de uma formação / Certificação Health & Wellness Coaching que terei o privilégio de frequentar brevemente…

Certificação Coach

No âmbito dessa formação reforço convite anterior para uma inscrição que vos permite usufruir de:

COACHING PRO-BONO

Com o início da certificação em Fevereiro 2019, abrimos inscrições (limitadas) para processos pro-bono (Prática Pro-bono supervisionada) que os formandos deverão levar a cabo. (Mais informações no formulário

O que Constitui a Certificação:

O Health e/ou Wellness Coaching é uma abordagem relacional, orientada para o desenvolvimento de recursos de autocuidado na gestão de doenças crónicas e/ou na modificação de estilo de vida, de forma a melhorar o estado de saúde e bem-estar.

O curso pretende capacitar profissionais com perfil multidisciplinar para o desenvolvimento de competências conceptuais e comportamentais, reconhecidas internacionalmente como fundamentais para a atuação do Coach em saúde e bem-estar.

No fim do programa, os participantes terão ampliado o seu referencial teórico nas abordagens comportamentais em saúde e bem-estar de forma a posicionar-se no mercado com uma visão abrangente, sistêmica, diferenciadora e eficaz.

Objetivos Especificos:

  1. Identificar e aplicar os principais modelos que sustentam prática profissional de Health & Wellness Coaching, tais como o Illness – Wellness Continuum, Entrevista Motivacional, Modelo Transteórico para a mudança, Comunicação não-violenta, Visão Sistêmica da vida, Psicologia Positiva, Teoria U;
  2. Desenvolver habilidades centrais na prática de Coaching, tais como a escuta ativa e empática, a utilização de perguntas abertas, o não julgamento e a atenção plena;
  3. Aplicar as Competências Core da ICF para estabelecer uma prática de Coaching eficaz.
  4. Conhecer e respeitar o código de ética da International Coach Federation.
  5. Aplicar os conhecimentos adquiridos no seu próprio autocuidado em saúde e bem-estar;
  6. Aplicar os conhecimentos adquiridos na condução de processo de Wellness Coaching
  7. Comprometer-se com um desenvolvimento profissional contínuo.
  8. Realizar avaliações e conduzir processos de Coaching de saúde e bem-estar segundo guidelines internacionais (ICCHWC).
Print Friendly, PDF & Email

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here