2020 | Ainda mais resoluções para o Ano Novo

0
630

2020 Resoluções Ano Novo

2020… Ainda mais resoluções de Ano Novo

Todos os anos, bem perto do “finalzinho” do ano que termina, enchemo-nos de força de vontade indomável e de “convicções absolutamente inabaláveis” e invariavelmente traçamos firmes resoluções para o ano que se aproxima! 2020 não poderia ser excepção!

Estamos firme e obstinadamente decididos a fazer do novo ano, um ponto de viragem, a motivação decisiva para finalmente iniciar um qualquer processo de mudança que entendemos importante.

E por vezes conseguimos, e a mudança acontece e até perdura no tempo, passa a fazer parte de nós e do nosso quotidiano…

Outras vezes a “paixão” e motivação para a mudança desvanece-se um ou dois meses depois…

Janeiro e Fevereiro são meses fortes nos ginásios. Após Março / Abril, os números de “atletas” invariavelmente reduzem-se… 😊

Segundo um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (EUA), apenas 8% das pessoas que estabelecem resoluções de Ano Novo conseguem atingir os seus objetivos.

Por curiosidade, deixo-vos algumas das resoluções de ano novo consideradas as mais populares. A probabilidade de já terem pensado incluir alguma(s) delas nas vossas próprias resoluções é grande… 😊 Querem comentar as vossas ou se tiveram sucesso com alguma? Costumam concretizar alguma das vossas resoluções?

As 10 mais populares resoluções de Ano Novo

  1. Perder peso/ ir ao ginásio
  2. Deixar de fumar
  3. Arranjar emprego / mudar de trabalho / ser promovido
  4. Poupar mais / organizar-se financeiramente
  5. Ler mais
  6. Aprender algo novo / formação
  7. Passar mais tempo de qualidade com a família
  8. Viajar mais
  9. Fazer voluntariado
  10. Estar mais atento à sua saúde

O que fará verdadeiramente a diferença entre resoluções que se cumprem e aquelas que abandonamos pelo caminho?!

Uma das principais razões para falharmos na concretização das nossas resoluções de ano novo (ou quaisquer outras em outros momentos da nossa vida), é estabelecermos objectivos verdadeiramente utópicos, extremamente ambiciosos e dificilmente alcançáveis. Psicologicamente existe um efeito de “Super-Homem / Super-Mulher” e convencemo-nos que poderemos ser pessoas completamente diferentes a partir do Ano Novo…

O “segredo” para termos sucesso com os objectivos traçados, passa obviamente não só pela motivação mas por uma clara e realista definição desses mesmos objectivos.

Lembrei-me há pouco que ao entrar em 2019 não só tinha “esboçado” algumas resoluções pessoais (que partilhei convosco aqui), como tinha deixado algumas sugestões para vos ajudar a formularem e terem mais sucesso nas vossas próprias resoluções. Deixo-as aqui um “nadinha” mais completas… (mas não vos macei com referências de estudos e citações de psicólogos e psicoterapeutas.. 😉)

Já definiram bem os vossos objectivos e metas para 2020?!

  1. Em 2020 façam de vocês uma prioridade! Parem de se colocar em 2º ou 3º plano! 😉
  2. Estabeleçam objectivos que sejam realmente importantes para vocês, que possam produzir diferenças positivas na vossa vida. Não desperdicem o vosso empenho e motivação em coisas triviais, ou que não causem verdadeiro impacto no vosso futuro..
  3. Que os vossos objectivos sejam ambiciosos, mas realistas, algo que realmente consigam concretizar a médio prazo…
  4. Estabeleçam os objectivos de forma a que sejam alcançáveis e acima de tudo quantificáveis, que consigam fazer “pontos de situação” periódicos, de forma a manterem-se motivados ou fazerem correcções de estratégias, se necessário…
  5. Construam uma “rede de apoio”. Juntem-se a outras pessoas que partilhem os mesmos objectivos, que tenham as mesmas intenções. Pode traduzir-se numa forte motivação mútua e um sentimento de “compromisso” que vos “empurre” mesmo quando “vacilem” nas convicções;
  6. Tornem pública as vossas intenções / objectivos. O acto de verbalizar torna as nossas intenções mais “reais” e estabelece um outro nível de compromisso;
  7. Identifiquem os recursos e as pessoas que possam ser vossos aliados no alcançar dos vossos objectivos. Não hesitem em pedir ajuda, conselhos, apoio… Percam inibições e vergonhas e aproveitem as oportunidades, vantagens e pessoas à vossa volta!
  8. Tentem sensibilizar as “vossas pessoas”, família, amigos ou colegas de trabalho para que sejam vossos aliados e não obstáculos aos vossos objectivos. Ou transmitam-lhes que estão decididos e não vão admitir críticas destrutivas!
  9. Não sejam obcecados com resultados. Muitas mudanças, para serem duradouras e/ou permanentes, devem ser graduais. Se o objectivo for a perda de peso, por exemplo, é mais motivador concentrar em volume (redução de medidas) inicialmente, sendo que o peso virá depois… (mas reduzir números de roupa pode vir mais cedo. 😉)
  10. Definam bem as vossas estratégias, identifiquem os vossos pontos fortes e menos fortes e a forma de diminuir as “más influências”, afastar “tentações” que nos afastem do caminho traçado, qualquer que ele seja..
  11. Sejam flexíveis com as vossas estratégias. Estejam disponíveis para ir adoptando diferentes estratégias consoante os resultados. Diversificar, procurando aquilo que melhor funciona convosco ou com que nos sentimos confortáveis, pode fazer toda a diferença…
  12. Sejam persistentes. Não mudem de estratégias apenas porque a que adoptaram nas últimas 3 semanas aparentemente não surtiu efeito… Obviamente que depende do objectivo, mas a maioria das estratégias de sucesso levam o seu tempo a “dar frutos”. Implicam persistir, insistir e não desistir! 😉
  13. Celebrem todas as pequenas vitórias. Todas as conquistas, por mais insignificantes que vos pareçam, desde que vos estejam a “levar” na direcção certa…

Ah é verdade… Um excelente 2020 para todos vós! Que o novo ano seja pleno de alegrias, sucessos e de concretizações! 😉

Print Friendly, PDF & Email

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.